+ de 2.700 associados

Servidores na defesa do meio ambiente e por melhores condições de trabalho

A ASIBAMA-DF

A Carreira de Especialista em Meio Ambiente é fruto da luta dos servidores do IBAMA. VEJA SÓ:

Em 2000, o então Presidente da Répública, Fernando Henrique Cardoso, enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 3.804, que criava empregos públicos (regidos pela CLT) no IBAMA, com vagas para os cargos de Analista Ambiental e Técnico Ambiental.

Os servidores ao tomarem conhecimento do texto e de suas responsabilidades, enquanto agentes públicos e executores da Política Nacional de Meio Ambiente, foram à luta. Durante todo o ano de 2001, os servidores do IBAMA estiveram dentro do Congresso Nacional, mostrando aos parlamentares a necessidade de ser instituída um carreira, com cargos regidos pelo RJU.

Assim, no dia 03 de outubro de 2001, o substitutivo do relator, dep. Luciano Castro (RR), foi aprovado na Comissão de Trabalho e Serviço Público (CETASP).

Os servidores lutaram muito para conseguir com que o substitutivo aprovado fosse apreciado em regime de urgência na Câmara e no Senado Federal e assim, em 14 de janeiro de 2002, ter a Lei 10.410/02 sancionada pelo Presidente da República.

Além dos servidores do IBAMA em nível nacional, foi importante nesta conquista o apoio dos então presidentes da CTASP, deputado Freire Junior (TO), do IBAMA, Hamilton Casara, e do Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

Nota de Repúdio ao MGI

  Os servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (CEMA) e do PECMA, lotados no MMA, Ibama, ICMBio e SFB, reunidos em assembleia no

Leia mais »